terça-feira, 22 de março de 2011

Farinha de Maracujá

Cada vez mais são descobertas substâncias presentes nos alimentos que reduzem a absorção de gordura pelo organismo, capazes de contribuir para a perda de peso, entre outras funções. As "queridinhas" da vez são as farinhas, principalmente as de banana verde, maracujá, soja preta, entre outras.
A partir desta semana, começarei a falar sobre cada uma delas. Explicarei quais as substâncias presentes em determinado alimento que agem de forma benéfica para o organismo e por qual mecanismo.
Para começar, explicarei sobre uma das farinhas mais faladas no momento...a de maracujá!


O maracujá é rico em vitamina C, cálcio e fósforo. Mais de 60% do fruto é casca, portanto nada melhor que aproveitarmos essa parte também. A casca de maracujá desidratada e transformada em farinha é um alimento com alta concentração de fibras solúveis (principalmente pectina) e insolúveis.
Depois de consumida, a pectina se transforma num gel que não é absorvido durante o processo de digestão. Durante o seu trajeto entre a boca e o intestino, ela carrega consigo a glicose e as gorduras dos alimentos, até eliminá-los no bolo fecal.
A pectina transformada em gel, faz com que as moléculas de gordura se grudem umas às outras e ao próprio gel. Dessa forma, a gordura passa pelo intestino sem ser absorvida, sendo um grande auxílio para quem deseja emagrecer e para indivíduos com hipercolesterolemia e ou doenças cardiovasculares.
A pectina transformada em gel faz volume dentro do estômago, promovendo uma maior saciedade, sendo ótimo para quem está desejando perder peso.
A farinha de maracujá, também ajuda a manter estáveis os níveis de glicose e insulina no organismo, sendo benéfico para os diabéticos. Esse controle se dá por meio da ação das fibras que regulam a absorção de glicose, fazendo com que esta seja consumida lentamente, o que contribui também para a produção estável de insulina.
 As fibras em geral agem no controle do colesterol, no aumento da saciedade, maior tempo de esvaziamento gástrico, contribuindo para a perda de peso em indivíduos obesos e regularização da função intestinal, evitando certos tipos de câncer.
Deve-se usar de uma a duas colheres de sobremesa durante as refeições. Pode ser misturada ao suco ou salpicada sobre a salada.
Vale ressaltar que a farinha de maracujá não cura nenhuma doença. Ela apenas ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose no organismo.
Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se você preferir, pode preparar a farinha em casa. Veja como abaixo.


• Lave bem alguns maracujás.
• Coloque-os numa bacia limpa com uma solução que contenha cloro de concentração entre 100 e 200 ppm (pode ser 1 colher de sopa de água sanitária 2,0 a 2,5% para 1 litro de água) por 15 minutos.
• Lave em água corrente.
• Corte-os ao meio, retire a polpa.
• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
• Bata no liquidificador até obter uma farinha.
• Passe a farinha pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário