quinta-feira, 31 de março de 2011

De chocolate o amor é feito


Quem não resiste à delícia do chocolate, principalmente em época de Páscoa. A partir de março, já veremos nas redes de supermercado e principais confeitarias uma grande quantidade de ovos.

Para quem não sabe, a origem do chocolate vem do continente americano. Antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam o cacau. Produziam um líquido escuro chamado xoxoatl, com o significado de amargo. Em 1502, a esquadra de Colombo provou essa bebida.Documentos a respeito dos hieróglifos maias dizem também que o chocolate era usado tanto para fins cerimoniais como no cotidiano.

Na Europa, apenas a realeza e os ricos podiam se dar ao luxo de consumir o caro produto importado. A Espanha passou a cultivar o cacau em plantações, com mão-de-obra africana escrava. Em seguida, os produtos passaram a ser cultivados por outros povos e ser consumido pelo mundo todo.

Mesmo com todo este histórico, o objetivo da seguinte entrevista é esclarecer que o chocolate é um dos alimentos mais prazerosos, pois proporciona aumento da serotonina. Além disso, possui uma outra substância chamada flavonóide que permite melhorar a resistência à insulina das pessoas que têm diabetes. Dessa forma, para falar sobre o prazer, os benefícios e a quantidade correta de consumo, o portal Accu-Chek convidou Carolina Malheiro, nutricionista da empresa Fitness Together. Acompanhe abaixo a entrevista.

Accu-Chek:Por que as pessoas gostam tanto do chocolate? Quais são as substâncias que proporcionam mais satisfação ou prazer em consumi-lo?
Uma das principais razões que fazem o chocolate ser tão consumido é a de aumentar a produção de serotonina, substância encontrada no cérebro ligada à sensação de prazer. Por esse motivo, quando comemos chocolate, temos sensação de bem-estar.

Accu-Chek:Quais são os benefícios do chocolate?
O chocolate é fonte de vitaminas A,B,C,D,E e dos minerais potássio, sódio, ferro, flúor e magnésio. Este é um mineral que age como regulador do humor, pois equilibra os níveis de serotonima e domipamina, envolvidos no bem-estar, tornando-se eficaz no combate à depressão e à ansiedade. Além disso, o cacau contém uma substância, feniletilamina, com ação igual às anfetaminas, ou seja, elevam o humor. Os flavonóides antioxidantes presentes no chocolate amargo melhoram a resistência à insulina, reduzem a pressão arterial, pois aumentam a produção do óxido nítrico, que atua promovendo o relaxamento dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzem o colesterol total e o LDL (“colesterol ruim), reduzindo a aterosclerose. Além disso, existe a teobromina, substância estimulante que age no sistema nervoso central e muscular, melhorando o funcionamento dos vasos sanguíneos. Todos os fatores acima contribuem para redução do risco de doenças cardíacas e do acidente vascular cerebral, o derrame.

Accu-Chek:Quais são os melhores chocolates para a pessoa que tem diabetes?
O melhor chocolate é aquele que possui menor teor de carboidrato e gordura. Todos os chocolates fornecem carboidratos, nutriente que ao final da digestão torna-se glicose, portanto quanto menor for o teor desse nutriente melhor para a pessoa com diabetes. Vale ressaltar que cada indivíduo possui uma quantidade de ingestão específica para esse nutriente. Portanto, a pessoa com essa condição deve respeitar essa quantidade.

Accu-Chek:As opções diet são a melhor escolha? Por quê?
Não necessariamente.  Os chocolates diet possuem em sua composição uma maior quantidade de gordura se comparado às outras versões.

Accu-Chek: Por que os chocolates diet são mais gordurosos?
O chocolate diet é um produto desenvolvido para pessoas que necessitam de restrição do açúcar. O que muitos não sabem é que neste processo é necessário aumentar a adição de gordura para garantir consistência adequada.

Accu-Chek:O que a pessoa com diabetes precisa ficar atenta ao rótulo para escolher a melhor opção?
As pessoas com diabetes devem observar a quantidade de carboidratos descrita no rótulo dos chocolates e checar se está de acordo com seu programa alimentar definido pelo nutricionista ou médico.

Accu-Chek:Qual é a quantidade certa para ingerir por dia? O horário do consumo também influencia?
Não existe uma quantidade adequada para o consumo, mas os estudos realizados sugerem ao máximo 50g para adultos e 30g para crianças. As pessoas com diabetes devem calcular a quantidade de carboidratos presente em determinado chocolate para poder incluí-lo em sua alimentação. Sugerimos que o consumo seja feito após as principais refeições, como sobremesa, pois a presença das fibras e outros nutrientes fazem com que a absorção não seja imediata, reduzindo a possibilidade de hiperglicemia.

Accu-Chek:O chocolate reduz a resistência à insulina? Como isso ocorre?
Os flavonóides presentes no cacau promovem a melhora da resistência à insulina, aumentando a sua ação.

Accu-Chek:Se a pessoa com diabetes optar por consumir um ovo de páscoa com açúcar, o que deve fazer?
A pessoa com diabetes deve observar a quantidade de carboidratos desse ovo e ajustar essa quantidade à sua recomendação diária e sempre incluir algum tipo de fibra ao consumir o chocolate, para evitar a hiperglicemia.

Accu-Chek:Há algum comentário que queira acrescentar?
A pessoa com diabetes pode consumir chocolate sim. O importante é prestar bastante atenção aos rótulos para verificar as quantidades de carboidratos e gorduras. Ao ler os rótulos, deve-se prestar bastante atenção à lista de ingredientes. A ordem dos alimentos vem listada em ordem decrescente, portanto o produto que aparece em primeiro é o em maior concentração no chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário