terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alimentos Termogênicos



Basicamente só existem duas formas para controlar o peso: controlar as calorias ingeridas, ou seja, controlar a alimentação, e aumentar o gasto calórico com a atividade física.


Pode parecer bobagem, mas comer queima calorias. Mas para isso é necessário ingerir alimentos específicos que exerçam essa função. Esses alimentos são chamados de termogênicos: como o próprio nome já diz, possuem um efeito térmico, ou seja, aceleram o metabolismo, aumentam a temperatura do corpo facilitando a queima de gordura, além de reduzir o apetite. Os termogênicos melhoram o metabolismo, fazendo que com individuo tenha um maior gasto calórico ao longo do dia, mesmo em repouso.


Mas você sabe o que é metabolismo?  Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos para mantê-los vivos, produzindo energia.

Os alimentos termogênicos aumentam o metabolismo e a temperatura corporal. Com isso, queimam mais calorias e ajudam a emagrecer. São responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Mas cuidado, eles não são milagrosos. Eles devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, além de pratica da atividade física regular.


A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa (pimenta vermelha, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, guaraná, kiwi, sardinha, couve, salmão, aspargos, bacalhau, chá verde, gengibre, pimentão, café e alguns outros), não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações.


Pimenta vermelha e pimentões: se consumidos freqüente (3g por dia) aumentam o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar saladas e outros pratos.
Chá-verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.
Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Deve ser consumido três vezes ao dia, ao menos 1 pedaço de 2 cm.
Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.
Ômega 3: Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha). Também está presente na semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa em vitaminas, salada de frutas, saladas, iogurtes).
Canela: 1g duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maça ou banana.
Guaraná em pó: Em pó ou cápsulas, 2 gramas, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.
Apesar de naturais, estes alimentos devem ser consumidos com o acompanhamento de um nutricionista, principalmente por indivíduos hipertensos e/ou cardiopatas, gestantes e lactantes, pessoas com hemorróidas e com o aparelho digestivo sensível, pois o consumo excessivo pode causar dores de cabeça, insônia, problemas no aparelho de digestivo e tontura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário