sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ovos

Os ovos já foram considerados os grandes vilões da alimentação. Hoje já está comprovado que se consumidos de forma saudável (cozido, mexido, omelete ou invés de frito) é uma ótima opção e trás benefícios à saúde. Mas as pessoas têm dúvida sobre qual ovo é o melhor, o da galinha ou o da codorna.
Ambos são saudáveis e nutritivos. De uma maneira geral são fontes de proteínas, vitaminas e minerais. 



Mas dependendo do que você deseja, um pode ser melhor que outro. Veja abaixo a tabela com as informações nutricionais de cada um:



Ovo de 
Galinha
Ovo de Codorna
Calorias
143
177
Proteína
13
13.7
Gordura
8.9
12.7
Colesterol
356
305
Cálcio
42
79
Magnésio
13
11
Fósforo
164
279
Ferro
1.6
3.3
Sódio
168
129
Potássio
150
79
Retinol
79
305
Tiamina
0.07
0.11
Riboflavina
0.58
0.12
Niacina
0.75
0.97

Como se pode observar a composição protéica dos dois é bastante semelhante, as proteínas são responsáveis pelo crescimento e manutenção do organismo, além de fornecerem calorias.

Já em relação às calorias o ovo de codorna é o mais calórico, portanto se você estiver querendo perder peso prefira o de galinha. Mas caso seu problema seja o colesterol alto, prefira o de codorna.

Ambos são fontes de minerais, dentre eles o cálcio, essencial na formação e manutenção dos ossos e dentes; o magnésio que age como co-enzima no metabolismo do fósforo, ativa o metabolismo dos carboidratos, participa da transmissão dos impulsos nervosos e na atividade neuromuscular; o fósforo é um mineral que atua em conjunto com o cálcio na formação dos ossos e dentes, além disso, é essencial para todas as células, pois fortalece suas membranas; o ferro é um componente da hemoglobina que é importante no transporte de oxigênio; já o sódio tem a função de regular a quantidade do fluído corpóreo, também auxilia na condução dos impulsos nervosos e no controle da contração muscular; e o potássio é um mineral que participa do equilíbrio osmótico e da regulação da atividade neuromuscular, além de participar do crescimento celular.   

Os ovos também são fontes de vitamina A (retinol), cuja a principal função é a de garantir a boa saúde dos olhos, pois é capaz de reconstituir pigmentos na retina, prevenindo a degeneração macular, além de participar do sistema imunológico, e por ser um antioxidante contribui para regeneração da pele, redução de manchas e acne e combate os radicais livres; tiamina (B1) vitamina que atua no metabolismo dos carboidratos, pois faz parte de uma enzima essencial para degradação do glicose e produção de energia, além disso participa da fabricação de neurotransmissores (substâncias que levam os sinais de um neurônio a outro), por isso influencia no humor e evita a fadiga e a perda da memória; riboflavina (B2), vitamina que auxilia no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, sendo essencial para a produção de energia, além de ser importante para a saúde dos olhos, pele e cabelos; e niacina (B3), importante para o metabolismo energético dos carboidratos, gorduras e proteínas, participa da formação de colágeno e no cérebro participa da formação da adrenalina, influenciando a atividade nervosa.

Portanto os dois ovos são boas fontes alimentares, a forma de preparo é quem os tornará bons ou ruins para a saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário