quinta-feira, 31 de março de 2011

De chocolate o amor é feito


Quem não resiste à delícia do chocolate, principalmente em época de Páscoa. A partir de março, já veremos nas redes de supermercado e principais confeitarias uma grande quantidade de ovos.

Para quem não sabe, a origem do chocolate vem do continente americano. Antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam o cacau. Produziam um líquido escuro chamado xoxoatl, com o significado de amargo. Em 1502, a esquadra de Colombo provou essa bebida.Documentos a respeito dos hieróglifos maias dizem também que o chocolate era usado tanto para fins cerimoniais como no cotidiano.

Na Europa, apenas a realeza e os ricos podiam se dar ao luxo de consumir o caro produto importado. A Espanha passou a cultivar o cacau em plantações, com mão-de-obra africana escrava. Em seguida, os produtos passaram a ser cultivados por outros povos e ser consumido pelo mundo todo.

Mesmo com todo este histórico, o objetivo da seguinte entrevista é esclarecer que o chocolate é um dos alimentos mais prazerosos, pois proporciona aumento da serotonina. Além disso, possui uma outra substância chamada flavonóide que permite melhorar a resistência à insulina das pessoas que têm diabetes. Dessa forma, para falar sobre o prazer, os benefícios e a quantidade correta de consumo, o portal Accu-Chek convidou Carolina Malheiro, nutricionista da empresa Fitness Together. Acompanhe abaixo a entrevista.

Accu-Chek:Por que as pessoas gostam tanto do chocolate? Quais são as substâncias que proporcionam mais satisfação ou prazer em consumi-lo?
Uma das principais razões que fazem o chocolate ser tão consumido é a de aumentar a produção de serotonina, substância encontrada no cérebro ligada à sensação de prazer. Por esse motivo, quando comemos chocolate, temos sensação de bem-estar.

Accu-Chek:Quais são os benefícios do chocolate?
O chocolate é fonte de vitaminas A,B,C,D,E e dos minerais potássio, sódio, ferro, flúor e magnésio. Este é um mineral que age como regulador do humor, pois equilibra os níveis de serotonima e domipamina, envolvidos no bem-estar, tornando-se eficaz no combate à depressão e à ansiedade. Além disso, o cacau contém uma substância, feniletilamina, com ação igual às anfetaminas, ou seja, elevam o humor. Os flavonóides antioxidantes presentes no chocolate amargo melhoram a resistência à insulina, reduzem a pressão arterial, pois aumentam a produção do óxido nítrico, que atua promovendo o relaxamento dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzem o colesterol total e o LDL (“colesterol ruim), reduzindo a aterosclerose. Além disso, existe a teobromina, substância estimulante que age no sistema nervoso central e muscular, melhorando o funcionamento dos vasos sanguíneos. Todos os fatores acima contribuem para redução do risco de doenças cardíacas e do acidente vascular cerebral, o derrame.

Accu-Chek:Quais são os melhores chocolates para a pessoa que tem diabetes?
O melhor chocolate é aquele que possui menor teor de carboidrato e gordura. Todos os chocolates fornecem carboidratos, nutriente que ao final da digestão torna-se glicose, portanto quanto menor for o teor desse nutriente melhor para a pessoa com diabetes. Vale ressaltar que cada indivíduo possui uma quantidade de ingestão específica para esse nutriente. Portanto, a pessoa com essa condição deve respeitar essa quantidade.

Accu-Chek:As opções diet são a melhor escolha? Por quê?
Não necessariamente.  Os chocolates diet possuem em sua composição uma maior quantidade de gordura se comparado às outras versões.

Accu-Chek: Por que os chocolates diet são mais gordurosos?
O chocolate diet é um produto desenvolvido para pessoas que necessitam de restrição do açúcar. O que muitos não sabem é que neste processo é necessário aumentar a adição de gordura para garantir consistência adequada.

Accu-Chek:O que a pessoa com diabetes precisa ficar atenta ao rótulo para escolher a melhor opção?
As pessoas com diabetes devem observar a quantidade de carboidratos descrita no rótulo dos chocolates e checar se está de acordo com seu programa alimentar definido pelo nutricionista ou médico.

Accu-Chek:Qual é a quantidade certa para ingerir por dia? O horário do consumo também influencia?
Não existe uma quantidade adequada para o consumo, mas os estudos realizados sugerem ao máximo 50g para adultos e 30g para crianças. As pessoas com diabetes devem calcular a quantidade de carboidratos presente em determinado chocolate para poder incluí-lo em sua alimentação. Sugerimos que o consumo seja feito após as principais refeições, como sobremesa, pois a presença das fibras e outros nutrientes fazem com que a absorção não seja imediata, reduzindo a possibilidade de hiperglicemia.

Accu-Chek:O chocolate reduz a resistência à insulina? Como isso ocorre?
Os flavonóides presentes no cacau promovem a melhora da resistência à insulina, aumentando a sua ação.

Accu-Chek:Se a pessoa com diabetes optar por consumir um ovo de páscoa com açúcar, o que deve fazer?
A pessoa com diabetes deve observar a quantidade de carboidratos desse ovo e ajustar essa quantidade à sua recomendação diária e sempre incluir algum tipo de fibra ao consumir o chocolate, para evitar a hiperglicemia.

Accu-Chek:Há algum comentário que queira acrescentar?
A pessoa com diabetes pode consumir chocolate sim. O importante é prestar bastante atenção aos rótulos para verificar as quantidades de carboidratos e gorduras. Ao ler os rótulos, deve-se prestar bastante atenção à lista de ingredientes. A ordem dos alimentos vem listada em ordem decrescente, portanto o produto que aparece em primeiro é o em maior concentração no chocolate.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Farinha de banana verde

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo inteiro. Depois do arroz, do trigo e do milho é o alimento mais produzido. Cerca de 130 países cultivam essa fruta.  Aqui no Brasil, em função do clima tropical, são cultivados mais de trinta tipos da fruta, sendo as mais conhecidas a nanica, prata, maçã, ouro, e banana da terra.  O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em produção e o primeiro lugar em consumo dessa fruta.
A banana é considerada uma das principais fontes de amido da dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, ela possui vitaminas e minerais em sua composição. Dentre eles o potássio, que contribui para a função muscular, a vitamina B6, que garante o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, além de participar da produção das hemácias, o magnésio, que age como regulador do metabolismo do cálcio, fósforo e sódio. Além desses nutrientes a banana é fonte de triptofano, que uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor.
A polpa da banana verde não possui sabor. É uma massa com alto teor de amido e baixo teor de açúcar. É rica em flavonóides, que atuam na proteção da mucosa gástrica e também apresentam conteúdo significativo do amido resistente.
O amido resistente é a fração do amido que não fornecerá glicose ao organismo, mas que será fermentada no intestino grosso para produzir ácidos graxos e gases.  Por não ser digerido no intestino delgado, este tipo de amido, serve como substrato para o crescimento de microorganismos probióticos, que agem na prevenção de doenças inflamatórias do intestino, além de auxiliar na manutenção do epitélio intestinal.
O índice glicêmico é o nível de açúcar no sangue e resposta glicêmica é o índice glicêmico medido para determinado produto, em função do tempo. O amido resistente contribui para a queda do índice glicêmico dos alimentos, proporcionando uma menor resposta glicêmica e, conseqüentemente, uma menor resposta insulínica, auxiliando no tratamento do diabetes, principalmente do tipo 2. A banana verde é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue estáveis, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina.
O amido resistente atua como uma esponja ao passar pelo trato gastrointestinal. Dessa maneira ele agrega o colesterol vindo da alimentação e os sais biliares do organismo, excretando esses produtos. O colesterol necessita desses sais biliares para ser formado, ao ser excretado, o organismo “quebra” o colesterol produzido pelo fígado para obter novos sais. Assim o amido resistente presente na farinha da banana verde consegue reduzir o colesterol vindo da alimentação e do produzido pelo organismo.  Sendo um importante aliado na prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Além disso, contribui para o aumento fecal melhorando a constipação, hemorróidas, modifica a microflora do cólon evitando o câncer, e reduz a absorção de gordura e aumenta a saciedade sendo benéfica para perda de peso.
Receita da farinha de banana verde
1.       Lave bem as bananas.
2.       Escalde-as em água fervente por dois minutos.
3.       Descasque e corte em rodelas.
4.       Leve ao forno e deixe torrar até ficaram bem secas, esfarinhando na mão.
5.       Bata no liquidificador e peneire.
A farinha de banana pode ser utilizada no lugar da farinha de trigo, adicionada a sucos, frutas ou até mesmo salpicada em saladas.
Lembre-se que as fibras PRECISAM ser hidratadas, portanto você deverá ingerir pelo menos 1,5 litro de água para não causar constipação.

terça-feira, 22 de março de 2011

Farinha de Maracujá

Cada vez mais são descobertas substâncias presentes nos alimentos que reduzem a absorção de gordura pelo organismo, capazes de contribuir para a perda de peso, entre outras funções. As "queridinhas" da vez são as farinhas, principalmente as de banana verde, maracujá, soja preta, entre outras.
A partir desta semana, começarei a falar sobre cada uma delas. Explicarei quais as substâncias presentes em determinado alimento que agem de forma benéfica para o organismo e por qual mecanismo.
Para começar, explicarei sobre uma das farinhas mais faladas no momento...a de maracujá!


O maracujá é rico em vitamina C, cálcio e fósforo. Mais de 60% do fruto é casca, portanto nada melhor que aproveitarmos essa parte também. A casca de maracujá desidratada e transformada em farinha é um alimento com alta concentração de fibras solúveis (principalmente pectina) e insolúveis.
Depois de consumida, a pectina se transforma num gel que não é absorvido durante o processo de digestão. Durante o seu trajeto entre a boca e o intestino, ela carrega consigo a glicose e as gorduras dos alimentos, até eliminá-los no bolo fecal.
A pectina transformada em gel, faz com que as moléculas de gordura se grudem umas às outras e ao próprio gel. Dessa forma, a gordura passa pelo intestino sem ser absorvida, sendo um grande auxílio para quem deseja emagrecer e para indivíduos com hipercolesterolemia e ou doenças cardiovasculares.
A pectina transformada em gel faz volume dentro do estômago, promovendo uma maior saciedade, sendo ótimo para quem está desejando perder peso.
A farinha de maracujá, também ajuda a manter estáveis os níveis de glicose e insulina no organismo, sendo benéfico para os diabéticos. Esse controle se dá por meio da ação das fibras que regulam a absorção de glicose, fazendo com que esta seja consumida lentamente, o que contribui também para a produção estável de insulina.
 As fibras em geral agem no controle do colesterol, no aumento da saciedade, maior tempo de esvaziamento gástrico, contribuindo para a perda de peso em indivíduos obesos e regularização da função intestinal, evitando certos tipos de câncer.
Deve-se usar de uma a duas colheres de sobremesa durante as refeições. Pode ser misturada ao suco ou salpicada sobre a salada.
Vale ressaltar que a farinha de maracujá não cura nenhuma doença. Ela apenas ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose no organismo.
Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se você preferir, pode preparar a farinha em casa. Veja como abaixo.


• Lave bem alguns maracujás.
• Coloque-os numa bacia limpa com uma solução que contenha cloro de concentração entre 100 e 200 ppm (pode ser 1 colher de sopa de água sanitária 2,0 a 2,5% para 1 litro de água) por 15 minutos.
• Lave em água corrente.
• Corte-os ao meio, retire a polpa.
• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
• Bata no liquidificador até obter uma farinha.
• Passe a farinha pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

 

segunda-feira, 14 de março de 2011

Dieta da Proteína


A dieta das proteínas, criada pelo cardiologista americano Dr. Robert Atkins, causou muita polêmica, críticas e discussões no final dos anos 90. Essa novidade foi chamada de dieta hiperprotéica e hiperlipídica (elevada em proteína e gordura). Atualmente, é um dos mais populares e discutidos métodos de emagrecimento no mundo, inclusive no Brasil.


Na dieta da proteína diversos alimentos são cortados do cardápio e não se pode ingerir nada de carboidratos. A gordura passa a ser a principal fonte de energia, é pobre em fibras, é rica em colesterol e a saciedade se dá pelo alto teor de gordura. Por isso é conhecida como dieta cetônica.


Essa dieta é baseada na ação da insulina, produzida no pâncreas. A insulina retira a glicose do sangue e promove a entrada dela nas células. O produto final da digestão dos carboidratos é a glicose. Portanto, com a redução do consumo de carboidratos, o corpo liberará uma menor quantidade de insulina e necessitará utilizar outra fonte de energia, que nesse caso será a gordura.


O produto final da digestão dos carboidratos é a cetona ou corpos cetônicos. O excesso de corpos cetônicos causa mal hálito, eleva a amônia que, em excesso, provoca toxidade. Já o baixo consumo de carboidratos pode causar dor de cabeça, mal-estar, fraqueza e tontura.


O consumo excessivo de gordura, principalmente a saturada, favorece o aumento das concentrações de colesterol e pode provocar problemas cardiovasculares e até diabetes.


Esta dieta realmente promove a redução de peso em um curto prazo de tempo, o que não é recomendado, pois grande parte dessa perda é de massa muscular e não de gordura corporal. Por isso, a dieta ideal é aquela que contém todos os grupos alimentares em quantidade adequada pois todos são importantes para o bom funcionamento do organismo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Aplicativos de Nutrição para iPhone e Blackberry


Já existem aplicativos de nutrição para iPhone e Blackberry! Eles ajudam a quem precisa fazer um controle alimentar ou procura uma alimentação mais balanceada e saudável.
Esses aplicativos:
·         Calculam o índice de massa corporal – IMC
·         Analisam o perfil de consumo do usuário, fundamental para a adequação dos hábitos alimentares
·         Possibilitam o registro diário das refeições e aponta as calorias consumidas X recomendadas
·         Permitem simular as refeições antes do consumo para orientação das decisões
·         Apresentam os grupos de alimentos em uma tabela de equivalência nutricional que auxilia na variedade e substituição diária de alimentos
·         Permitem o acompanhamento semanal do consumo por grupos de alimentos, apontando as tendências a desequilíbrio
·         Calculam a necessidade diária de energia para a meta de peso que se deseja atingir
·         Fornecem dicas importantes sobre alimentos, refeições e tudo relacionado ao mundo da nutrição.
Os aplicativos disponíveis são NutraBem, Nutrition Menu, Lose Weight Now e Lose It!
Vale lembrar que se você estiver considerando fazer mudanças em sua alimentação para manter ou melhorar sua saúde, é fundamental que você consulte um nutricionista. Somente ele poderá ajudá-lo a estabelecer metas alcançáveis de forma segura.